Tunel Eng Duarte Pacheco fecha à noite, a partir de hoje.

Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018

A partir de hoje e, por um período de 7 meses, a Estrada Regional 211 - Túnel Eng.º Duarte Pacheco, localizado entre o Arco de São Jorge e a Boaventura, estará encerrada entre as 21:00 e as 06:30 devido à Empreitada de Beneficiação do Túnel Eng.º Duarte Pacheco.

A autarquia de Santana solicita aos senhores automobilistas a melhor compreensão pelos incómodos causados e a habitual colaboração no cumprimento da sinalização existente no local.

Segundo uma nota do Governo Regional, o prazo de execução é de 215 dias e tem valor de adjudicação de 3.033.880 euros.

Segundo a mesma nota, todo o túnel será rebaixado, entre 1,5 metros a 2,5 metros, de modo a melhorar substancialmente as suas condições de circulação. A sua altura subirá para os 5,5 metros e será ainda pavimentado em toda a sua extensão (400 metros).

A compatibilização das novas cotas com as existentes será efetuada fora do túnel através de duas curvas de concordância de raio de 500 metros. Em termos transversais, a secção do túnel é de cerca de cinco metros, embora as secções críticas (que serão revestidas a betão) tenham uma largura aproximada de 4,80 metros.

A compatibilização da rasante existente com a nova rasante do túnel vai levar à necessidade de proceder a trabalhos de escavação para rebaixamento da rasante existente em profundidades que atingem a altura máxima da ordem dos 2,5 m, junto à entrada do túnel.

De forma a reduzir o condicionamento sobre a circulação rodoviária, os trabalhos serão realizados exclusivamente durante o período noturno, em horário a consertar entre o construtor, o dono de obra e com as autoridades competentes, permitindo a circulação do tráfego durante o período diurno.

Paralelamente, a circulação rodoviária intercalada com os trabalhos de escavação para rebaixamento da rasante irá obrigar à colocação e à remoção diária de material, entre períodos noturnos (obra) e diurnos (circulação). Este material irá servir para regularização da superfície e criação de rampas para vencer os desníveis entre as diversas fases de escavação, permitindo assim a circulação viária no interior do túnel.

Será ainda instalada nova sinalização vertical e horizontal.

O rebaixamento será realizado de forma faseada, prevendo-se que este seja realizado por camadas de 0,50 m de espessura até ser atingida a cota final de escavação. O rebaixo da secção do túnel por camadas de 0,50 m será realizado a toda a largura do túnel, com avanços variáveis em função das características do maciço rochoso a escavar.

A escavação em camadas de 0,50 m pretende garantir a disponibilidade de circulação do tráfego no interior do túnel durante o período diurno, sendo os trabalhos realizados em período noturno.

A beneficiação do Túnel Eng.º Duarte Pacheco irá promover um rebaixamento das cotas da rasante da ER 211, dentro do túnel e nas suas imediações, pelo que se torna necessário proceder ao dimensionamento de novas estruturas de pavimento nas secções afetadas.

Nas secções exteriores ao túnel optou-se por uma estrutura em pavimento flexível, sendo que no interior do túnel a opção recaiu sobre uma solução semelhante à existente, ou seja, uma estrutura em pavimento rígido. Este tipo de solução, para além de proporcionar maiores garantias ao nível de segurança contra incêndios, também facilita o seu próprio processo de manutenção.

Recorde-se que este é dos mais emblemáticos túneis da Região e que está previsto o lançamento da via expresso entre ribeira de São Jorge e o Arco de São Jorge. A ligação entre o Arco de São Jorge e a Boaventura deverá ficar para o próximo mandato, pelo que era necessário proceder à regularização deste túnel, que presentemente oferecia grandes constrangimentos ao tráfego local.





Publicidade
Publicidade