A Madeira acolheu entre os dias 14 a 27 de setembro a primeira fase do exercício Lusitano 19, exercício planeado e conduzido pelo Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA), com a estreita cooperação do Comando Operacional da Madeira....
A Madeira acolheu entre os dias 14 a 27 de setembro a primeira fase do exercício Lusitano 19, exercício planeado e conduzido pelo Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA), com a estreita cooperação do Comando Operacional da Madeira.
Este Exercício Militar Conjunto contou com a projeção para a Ilha da Madeira, de uma Equipa de Ligação do Comando Conjunto para as Operações Militares do EMGFA (composta por 14 militares dos três Ramos das Forças Armadas), com o objetivo de conduzir o planeamento ao nível Operacional de uma operação de Ajuda Humanitária, Evacuação de não-combatentes e Extração de Forças Nacionais, num cenário de um país em crise.
Esta Equipa de Ligação teve por missão recolher informações que permitam o eventual empenhamento, numa segunda fase, de um contingente militar.
A segunda fase deste exercício decorre no período de 14 a 24 de outubro em paralelo com o Exercício ZARCO, planeado e conduzido pelo Comando Operacional da Madeira.
Nós e os nossos parceiros utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego.